O anúncio dos finalistas acontecerá em Outubro e três ganhadores receberão o título de “Microsoft Educator Expert” (Educador Especialista) e participarão na final mundial em Março de 2014
Salvador, 15 de maio de 2013 - A Microsoft Brasilanuncia hoje, o início das inscrições para a 8ª edição do seu Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. A competição irá eleger as melhores iniciativas em sala de aula que fazem uso da tecnologia para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação no País, aplicadas na prática a partir de 1º de janeiro de 2011. Todos os educadores da rede pública de ensino (escolas públicas municipais ou estaduais), incluindo os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica, como português, matemática, ciências, entre outras matérias, e educadores de escolas particulares de educação básica poderão concorrer, inscrevendo seus projetos no site: http://www.pil-network.com/ educators/expert até o dia 30 de Setembro.
A competição desse ano mudou e haverá apenas uma categoria para que professores de escolas públicas e privadas sejam reconhecidos pela utilização de tecnologia em sala de aula. Os projetos deverão atender pelo menos cinco dos critérios abaixo:
§ Futuro: demonstra continuidade do educador e sua paixão pela educação;
§ Impacto: reflete o impacto da tecnologia nos alunos;
§ Inovação: demonstra o uso da tecnologia de forma inovadora;
§ Uso da Tecnologia para Aprendizagem: reflete o uso da tecnologia na sala de aula, facilitando o desenvolvimento do conhecimento, a colaboração ou a aprendizagem além da sala de aula;
§ Liderança / Inspiração: descreve o papel do educador como líder na escola ou na comunidade. O educador é um modelo de inspiração para seus alunos e colegas e um exemplo de liderança;
§ Produtos e Ferramentas Microsoft: reflete a paixão do educador por produtos e ferramentas Microsoft e como elas são usadas na educação;
§ Conquistas: O educador alcançou um resultado significativo em aprendizagem ou recebeu um prêmio de reconhecimento na educação;
§ Redes Sociais: O professor acredita no poder das redes sociais e é um usuário no nível pessoal e profissional;
§ Educadores Especialistas: As razões pelas quais eles querem ser Educadores Especialistas são válidas e dignas de mérito;
§ O projeto colabora para o desenvolvimento das habilidades do século XXI (colaboração, comunicação, consciência global, aprendizagem além da sala de aula, TIC para a aprendizagem, construção do conhecimento & pensamento crítico, resolução de problemas & de inovação (criatividade) e auto avaliação.
As obras inscritas serão analisadas por um Comitê de Seleção composto por no mínimo cinco educadores que possuam conhecimento no uso de tecnologia educacional e parceiros Microsoft. Este comitê irá selecionar os 10 projetos finalistas durante o mês de Outubro. Será constituída também uma banca examinadora, formada por representantes de destaque no cenário educacional brasileiro, que será responsável por escolher três projetos vencedores, dentre os 10 finalistas selecionados pelo Comitê de Seleção.
A divulgação dos projetos finalistas e seus autores acontecerá em Outubro, e no mês seguinte, os três vencedores definidos pela Banca Examinadora serão anunciados pela Microsoft Corporation e nomeados Educadores Especialistas Microsoft. Estes professores farão parte do programa “Microsoft Educator Expert” durante um ano, que terá inicio oficial durante a participação no “Fórum Global Parceiros na Aprendizagem”, a ser realizado em Março de 2014 em local a ser definido e anunciado posteriormente. No total, serão 250 educadores especialistas no mundo.
Os três vencedores locais receberão as seguintes premiações:
§ 1 tablet com Windows 8 e o Microsoft Office, para uso do professor.
§ Curso EF Englishtown Private Teacher, acesso por 12 meses, com: 48 aulas particulares, 30 aulas de conversação em grupo por mês e relatórios de acompanhamento.
§ 1 XBOX com Kinect destinado para cada escola na qual o professor atua, para uso pedagógico dos alunos e professores.
O Programa Educador Especialista (Microsoft Educator Expert) reconhece professores de todo o mundo que usam a tecnologia para transformar a educação. Esta comunidade global exclusiva engloba líderes e outros professores com visão de futuro que trabalham em colaboração com a Microsoft para liderar a inovação na educação.
“O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores reconhece as melhores iniciativas em sala de aula que fazem uso da tecnologia, para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação no País”, destaca Milton Burgese, diretor de Educação da Microsoft Brasil. “A Microsoft acredita que a educação é o principal caminho para gerar um grande avanço no nível de desenvolvimento do Brasil, por isso, investimos nos educadores para que eles possam mostrar seus projetos no País e no mundo”.
Professora brasileira é destaque entre 250 mil professores
Em 2012, 1.896 projetos, vindos de professores de escolas públicas e privadas de todo o País, foram inscritos na competição. Os vencedores brasileiros representaram o Brasil na final mundial entre 28/11 e 01/12 na República Tcheca, durante o Fórum Global Microsoft Parceiros na Aprendizagem.
Entre os premiados, estava a professora brasileira Margarida Telles da Cruz, do Rio Grande do Sul, que conquistou o segundo lugar na categoria “Aprendizagem Além da Sala de Aula” com o projeto “Eco Web”. Com foco em sustentabilidade, o projeto foi considerado o melhor da América Latina e o segundo melhor no mundo na Categoria Inovação em Comunidade. Margarida concorreu com mais de 250 mil professores.
Na ocasião, a Microsoft anunciou investimentos de US$ 250 milhões destinados a apoiar a formação de professores no uso efetivo das tecnologias em sala de aula e para que alunos do mundo todo possam desenvolver habilidades e competências que apoiarão sua inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de seus próprios negócios, contribuindo para a economia de suas comunidades locais.